top of page

Ética vs Moral

Ethica (latim) Ethos (grego): Morada da Alma


Ética vs Moral
Ética vs Moral

É a Ciência que estuda os fenômenos históricos, comportamentos morais, normas que regulam as relações, as condutas que identificam o bem e o mal, o certo e o errado.

Estudo dos Juízos de apreciação referente à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade , seja de modo absoluto”(Aurélio).

“parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento (...) a respeito da essência das normas, valores (...) presentes em qualquer realidade social”(Houaiss)


Moral

Mores (latim): costumes, caráter, índole natural.

É um conjunto de normas que expressam valores e regem os relacionamentos sociais. Códigos que formalizam tomadas de posição diante de condutas e questões polemicas. Conjuntos de princípios ou propósitos socialmente validados. Representações das melhores formas de se agir.

“cada um dos sistemas variáveis de leis de valores estudados pela ética (disciplina autônoma da filosofia), caracterizados por organizarem a vida das múltiplas comunidades humanas, diferenciando e definindo comportamentos proscritos, desaconselhando, permitindo ou ideais”(Houaiss)


A Ética é Parte da Filosofia, como:

Reflexão, Autocrítica, Fundamentos, Interpretação, Discussão


Já a Moral é Parte da Vida Concreta:

Cultura, Virtudes, Vícios, Circunstância, Personalidade


Deixe seu comentário, contato e se assine nossos Cursos de Negócios Premium.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page