top of page

Mindfulness e Gerenciamento de Projetos

Atualizado: 13 de jan. de 2020

Muitas grandes organizações, e grandes empreendedores já estão há alguns anos utilizando as técnicas de Mindfulness.

Nos dias atuais os gerentes de projetos de muitas empresas, ou trabalha em vários projetos de pequeno e médio porte ao mesmo tempo ou trabalha em poucos projetos grandes e sempre atuando mais de 100% do seu horário de trabalho para a empresa, fora que durante seu dia de trabalho, casa, academia, está conectado nas diversas redes sociais, posta e acompanha posts do facebook e instagram, fala por telefone, reuniões, skype e whatsapp o dia todo, abre vídeos relacionado ao trabalho para aprender um determinado processo, lê e responde diversos e-mails durante o dia e a cada chegada de um novo e-mail a tela do notebook pisca, acompanha as notícias em diversos noticiários.


Com isso diversas pesquisas dizem que as pessoas atualmente vivem mais de 50% do seu tempo no piloto automático, o que significa que fazem diversas atividades durante o dia sem prestar atenção no que de fato estão fazendo. Isso como exemplo para algumas atividades simples de escovar os dentes, tomar café, almoçar e jantar, dirigir, etc, porém com isso nem se quer ao menos saboreamos um café ou almoço e comemos a cada dia em tempo recorde, o mais rápido possível para poder executar outras tarefas que são consideradas mais importantes.


Sem que percebamos, vivendo no piloto automático, a cada momento atraímos mais e mais o que os médicos chamam de doenças psicossomáticas, estresse, ansiedade, depressão, uma muito conhecida nas organizações a síndrome de burnout, que nada mais é que o excesso de trabalho, e algumas que se somam transformando em doenças físicas, gastrite, dores no corpo, palpitações, etc. E com o tempo os Gerentes de Projetos e ou até mesmo os recursos envolvidos em diversos projetos, vão perdendo a performance e o que inicialmente era trabalhado 10, 12 horas por dia com muitos resultados, continuam as mesmas 10, 12 horas porém com uma capacidade muito menor de entregas.


Muitas grandes organizações, e grandes empreendedores já estão há alguns anos utilizando uma técnica que foi desenvolvida nos anos de 1979 chamada de Mindfulness, que nada mais é do que um conjunto de técnicas oriundas da meditação, vinda do estilo de meditação budista, que ajuda na redução do estresse mantendo a atenção mais voltada para o momento presente, sem fazer julgamentos, sem pensar no passado ou no futuro, é o que chamamos de atenção plena no agora.


Essa técnica basicamente consiste em se fazer uma mudança de mindset, a pessoa se concentra durante um período na própria respiração, nos batimentos cardíacos ou em partes do corpo, e durante o exercício o cérebro é treinado para focar no presente, sem julgar ou reagir aumentando a concentração e a eficiência, estimula a empatia e melhora os relacionamentos, tornando as pessoas mais receptivas, produtivas, ajuda a aumentar o foco, criatividade, resiliência, excelência em liderança e bem-estar como um todo, isso não somente na vida pessoal como em todos os níveis de uma organização.


Além de Steve Jobs (Apple) que utilizava a técnica de Mindfulness desde os 19 anos para estimular a criatividade e desenvolver os diversos aparelhos da marca, iPhones, iPads, MacBooks, era um grande incentivador para essa técnica de meditação, outros CEOs ou empreendedores como Sergey Brin (Google), Jack Dorsey (Twitter, Square), Jeff Weiner (Linkedin) e vários outros passaram a não só praticar técnicas de Mindfulness como também a incentivá-las em suas empresas.


O Google (Google.com) foi além e transformou uma atividade interna em uma startup (Search Inside Yourself) só para disseminar o Mindfulness para outras grandes empresas, inspirado na sede americana, a filial da empresa em São Paulo também tem grupos de Mindfulness, os funcionários se isolam em uma sala antes do almoço para passar 20 minutos tentando tranquilizar a mente e aumentar o foco.

A empresa de tecnologia IBM (IBM.com) é uma das que utilizam o Mindfulness no dia a dia, com workshops para explicar o que é a técnica, sessões semanais de meia hora cada e também organiza programas de oito semanas. Desde que começaram, mais de 90 funcionários já passaram pelo treinamento de oito semanas.

Entre as melhorias na qualidade de vida dos praticantes estão o aumento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas para problemas complexos. “Na IBM, no início houve até uma certa resistência, o que é normal, porque as pessoas tendem a associar com religião, espiritualidade ou esoterismo, mas depois elas veem que não é nada disso”, conta Natasha Bontempi, facilitadora de treinamento e instrutora de Mindfulness da IBM. Segundo ela, o Mindfulness aumenta as conexões entre os neurônios e promove o autoconhecimento e a empatia. “Notamos melhorias nos relacionamentos profissionais e pessoais e houve até benefícios em casos de doenças crônicas”, afirma.


A SAP (SAP.com), outra gigante alemã de tecnologia, conta com o talento do mais alto desempenho para entregar consistentemente produtos e soluções que ajudam o mundo a funcionar melhor e melhorar a qualidade de vida das pessoas, utilizando Mindfulness.



Se você quiser experimentar um pouco da prática do Mindfulness em casa ou no seu dia-a-dia, siga os passos abaixo:

Em casa


1 – Escolha um lugar confortável, tranquilo e silencioso, onde não possa ser interrompido. Desligue os telefones e use protetores auriculares.


2 – Acomode-se, feche os olhos e comece a respirar devagar e profundamente. Procure mover o abdômen, e não o peito. Observe os movimentos e concentre sua atenção na sensação do ar entrando e saindo.


3 – Observe os pensamentos que vêm à sua mente, mas não tente alterá-los.


4 – Volte a atenção para o seu corpo. Lentamente, observe a postura, o contato com a superfície, a sensação dos pés no chão, a textura das roupas.


5 – Começando pelos pés, faça um “escaneamento” corporal, percorrendo cada parte do seu corpo pausadamente, focando a atenção nas sensações que encontra. Não julgue nem tente mudar nada, apenas perceba.


Ao andar


Ao caminhar, preste atenção na gravidade agindo sobre o seu corpo, a pressão na sola dos pés, o balanço dos braços. Se algum pensamento o distrair, do tipo: “lembrar de abastecer o carro hoje à noite”, descarte-o e retorne a atenção para o seu corpo.


Ao comer


Ao comer, preste atenção ao aroma de cada alimento. Leve as garfadas à boca lentamente e sinta a textura da comida, a temperatura, a sua salivação, o esforço ao mastigar e as sensações ao engolir.


Deixe seu comentário, contato e assine nossos Cursos de Negócios Premium.


402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page