top of page

História de Projetos (Primórdios)

Quando falamos de projetos, datamos de tempos muito remoto, mesmo esses projetos mais antigos eram planejados, executados e controlados.


História de Projetos (Primórdios)
História de Projetos (Primórdios)

De todas as maravilhas da Antiguidade, as Grandes Pirâmides de Gizé, localizada no Egito, são as únicas que podem ainda ser contempladas pelos turistas da atualidade. Sendo prova da veneração que os egípcios mantinham pelo faraó, esse monumento questiona muitos dos preconceitos que costumam ligar o Mundo Antigo às ideias de “simplicidade”. Construído por volta de 2550 a.C., o monumento de 137 metros de altura contou com o trabalho aproximado de 100 mil homens ao longo de 20 anos.


Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren, e Miquerinos - pai, filho e neto. A maior delas, é chamada Grande Pirâmide, e foi construída para Quéops, no auge do antigo reinado do Egito.


A Grande Muralha da China é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, geralmente construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões dos vários grupos nômades, principalmente os mongóis. Várias muralhas estavam sendo construídas já no século 7 a.C., que mais tarde foram unidas e tornadas maiores e mais fortes, no que agora é referido como a Grande Muralha. Especialmente famosa é a muralha construída entre 220 e 206 a.C. por Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China. Pouco desta muralha permanece nos dias atuais. Desde então, a Grande Muralha foi reconstruída, mantida e melhorada; a maior parte do trecho existente é da dinastia Ming (1368-1644).


Outras finalidades da Grande Muralha incluíram controles de fronteira, permitindo a imposição de direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda, a regulação ou o encorajamento do comércio e do controle da imigração e da emigração. Além disso, as características defensivas da Grande Muralha foram reforçadas pela construção de torres de vigia, quartéis de tropas, estações de guarnição, capacidade de sinalização por meio de fumaça ou fogo e o fato de que o caminho da Grande Muralha também servia como um corredor de transporte.


Um abrangente levantamento arqueológico, usando tecnologias avançadas, concluiu que as muralhas da dinastia Ming tem um total de 8.850 quilômetros de extensão. Esta é composta por 6.259 km de seções da muralha em si, 359 km de trincheiras e 2.232 km de barreiras defensivas naturais, como montanhas e rios. Outra pesquisa arqueológica descobriu que toda a muralha, com todos os seus ramos, mede 21.196 km. 20 séculos, 1900 anos, é o tempo estimado entre o início e a conclusão da obra.


A Grande Muralha foi construída por milhares de camponeses que, em troca do trabalho, eram liberados do pagamento de impostos. Há registros que dizem que, por causa da má alimentação e do frio, até 80% dos operários morriam trabalhando.

As torres serviam como depósito de mantimentos, abrigo para até 50 militares e base para observação de movimentos inimigos. A distância entre elas variava, mas seguia um critério: cada torre tinha que visualizar os sinais emitidos pela vizinha.


A comunicação entre as torres era feita com sinais de fumaça preta. No auge da muralha, o combustível mais usado era esterco misturado com palha. Na falta desse material, os soldados improvisavam com bandeirinhas pretas ou brancas.


Mais uma obra gigantesca que foi gerenciada por 1900 anos e foi concluída, mesmo que com fracassos ao longo do caminho, o objetivo final do projeto foi atingido.


O que as duas obras tinham em comum, utilizaram de um plano ou uma linha de tempo pré-definida, um design, recursos, entre outros.



Deixe seu comentário, contato e se assine nossos Cursos de Negócios Premium.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page