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Gestão de Tempo

Atualizado: 11 de jan. de 2020

Se o tempo não for gerenciado adequadamente, as pessoas sempre finalizarão o dia com a sensação de que não concluiu tudo que tinham para fazer.


A maioria das pessoas não conseguem dar conta de suas atividades nas 24 horas disponível por dia e sempre gostariam de ter mais tempo para poder concluir as tarefas, porém não significa que elas tendo mais tempo disponível elas conseguirão terminar tudo o que precisam, se o tempo não for gerenciado adequadamente, elas sempre finalizarão o dia com a sensação de que não concluiu tudo que tinham para fazer.



Basicamente a gestão do tempo se constitui em:


• Ter objetivos e prioridades claros a alcançar.

• Planejar a curto, médio e longo prazo a forma de alcançá-los.



Os maiores Ladrões do Tempo são listados como:


• Objetivos e prioridades confusas e inconstantes.

• Ausência de planejamento no trabalho de cada dia.

• Falta de prazos finais fixados pela própria pessoa.

• Perfeccionismo, Detalhismo exagerado.

• Responsabilidades mal definidas.

• Incapacidade de dizer “não”.

• Dificuldade em delegar tarefas, autoridade e responsabilidade.

• Falta de ordem, ambiente de trabalho bagunçado.

• Telefonemas imprevistos ou desnecessariamente demorados.



Abaixo você poderá fazer o download da Matriz de Gestão do Tempo e utilizar as três etapas para que você possa se planejar e fazer a gestão do tempo com maior eficiência e eficácia:


1.Esclareça seus valores:


Crie uma Matriz de Gestão do Tempo, importância versus urgência com sim e não para os dois.

Importante: É o que traz resultados.

Urgente: É pressão temporal para execução.


2.Planeje e estabeleça prioridades regularmente:


Mantenha uma lista-mestre e agenda de itens a fazer.

Reserve 10 minutos no início ou fim do dia para planejá-lo.

Reserve mais tempo nos horários mais produtivos (conforme o seu ritmo) para estas atividades.

Reserve um tempo livre entre os compromissos para o inesperado e conversas informais. Se não ocorrerem, preencha, então, esse tempo extra com as atividades dos 3 primeiros quadrantes.


3.Monitore regularmente como seu tempo está sendo gasto:


Planeje olhando para frente e periodicamente olhe para trás, vendo como vem administrando seu tempo.






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