Conflitos
- Lyneclass Treinamentos
- 15 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
“10% dos conflitos são causados por diferença de opinião. 90% é devido ao tom de voz errado.”

-Processo onde as partes envolvidas percebem que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.
-Fator inevitável seja na dinâmica pessoal ou organizacional.
-Existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema (familiar, político, social, organizacional) um estado de tensão que gera uma mobilização para operar mudanças e obter melhores resultados.
-São interações sociais de confronto, desacordo, frustração, e que são desencadeadores de afeto negativo, que podem ser resolvidos de maneira violenta ou pacífica, dependendo dos comportamentos dos envolvidos, e dos contextos sociais em que ocorrem.
Causas do conflito:
Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: Incapacidade de atingir metas ou satisfazer seus desejos.
Diferenças de personalidade: Valores, crenças e culturas diferentes.
Metas diferentes: Objetivos a serem atingidos são diferentes dos de outros.
Diferenças em termos de informações e percepções: Tendemos a analisar as informações através dos nossos conhecimentos e referenciais.
Conflitos Interpessoais de Projetos:
-Pela existência de um grande número de stakeholders no projeto, trabalhando em conjunto, mas influenciados pelos próprios objetivos e aspirações os quais, em algum ponto, podem colidir.
-Ambiente não adequado para condução do projeto.
-Grande pressão/sobrecarga de trabalho.
-Diversidade de especialistas na equipe.
-Baixa autoridade do gerente de projeto em promover/punir.
-Falta de especificação clara de objetivos e comunicação.
-Papéis ambíguos entre os participantes.
-Indisposições (inimigos) históricas.
Estilos de Administração de Conflitos:
Imposição: busca satisfação dos interesses, tenta convencer a outra parte, leva a outra parte a aceitar a culpa ou aceitar incondicionalmente.
Colaboração: contempla os diversos interesses, perspectivas e pontos de vistas das partes envolvidas, busca consenso e compromisso.
Retirada: recua ou evita o envolvimento com o conflito (“outros podem resolver”, “tempo para esfriar a cabeça”).
Acomodação: tende a apaziguar a situação, pode colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus. Enfatiza áreas de acordo ao invés de divergências.
Negociação: uma das partes (ou ambas) desiste de alguns pontos ou itens, buscando soluções que tragam algum grau de satisfação aos envolvidos.
Solução de Problemas: problema deve ser resolvido pela análise de alternativas, com diálogo aberto.
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