Ciclo de Vida do Projeto

Ciclo de vida do projeto é a sequência de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término.


Ciclo de Vida do Projeto
Ciclo de Vida do Projeto

As fases são sequenciais e os nomes e números são determinados pelas necessidades do controle da empresa envolvida no projeto. As fases podem ser desmembradas por objetivos funcionais ou parciais, resultados ou entregas intermediárias, marcos específicos no escopo ou disponibilidade financeira. Embora todos os projetos tenham início e fim, as entregas e atividades específicas conduzidas poderão variar muito de acordo com o projeto.


Características do Ciclo de Vida do Projeto:

Todos projetos podem variar de tamanho e complexidade, mas pode ser mapeados com uma estrutura genérica de ciclo de vida:

  • Início do projeto.

  • Organização e preparação.

  • Execução do trabalho do projeto, e

  • Encerramento do projeto.

Essa estrutura genérica é normalmente referenciada na comunicação com a alta administração ou outros grupos menos familiarizados com os detalhes do projeto. E não pode ser confundida com os Grupos de Processos de Gerenciamento de projetos porque os processos de um Grupo de Processos consistem de atividades que pode ser executadas e ocorrer novamente em cada fase de um projeto ou no projeto como um todo.


Baseado no gráfico, o nível de custo e de recursos no começo do ciclo de vida do projeto é baixo até o Termo de abertura do projeto, em inglês Project Charter (que é o documento oficial para que o Gerente de Projetos inicie seus trabalhos), após e ao longo do tempo o custo e a utilização dos recursos vão aumentando, passamos pelo Plano de Gerenciamento do Projeto que é um documento para que o Gerente de Projetos possa gerenciar o projeto com maestria, passamos pela execução do projeto onde normalmente se utiliza da maior parte de custos e recursos, as entregas passam por aceitações e o projeto ou fase se encerra, os documentos são finalizados e arquivados para utilizar como referência histórica.


Fases do projeto:

Um projeto pode ser dividido em qualquer número de fases, a fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas.

A estrutura de fases permite que o projeto seja segmentado em subconjuntos lógicos para facilitar o gerenciamento, o planejamento e controle.

Não existe uma estrutura ideal única que possa ser aplicada a todos os projetos. Embora práticas comuns no setor normalmente levem à utilização de uma estrutura preferida, projetos no mesmo setor, ou mesmo dentro da mesma organização, podem apresentar variações significativas.


Fase gate (em português gate é portal, para uma passagem):

Uma fase gate é realizada no final de uma fase para comparar o desempenho e o progresso do projeto aos documentos de projeto e de negócios. Muitas vezes, uma decisão de ir / não-ir (go / non go) sobre se continuar é feita como resultado desta revisão de comparação. Essas revisões também podem examinar outros itens pertinentes que estão além do escopo deste guia.


Processos de Gerenciamento de Projetos:

Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para criar um produto, serviço ou resultado especifico. Cada processo é caracterizado por suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas resultantes.

  • Para que um projeto seja bem-sucedido, a equipe do projeto deveria:

  • Selecionar os processos apropriados para cumprir os objetivos do projeto.

  • Usar uma abordagem definida que pode ser adaptada para cumprir os objetivos.

  • Estabelecer e manter a comunicação e o engajamento apropriado com as partes interessadas.

  • Cumprir os requisitos para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.

  • Obter um equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, cronograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos para criar o produto, serviço ou resultado especifico.


Grupo de processos de iniciação:

Os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.


Grupo de processos de planejamento:

Os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.


Grupo de processos de execução:

Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.


Grupo de processos de monitoramento e controle:

Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.


Grupo de processos de encerramento:

Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.


Os processos e procedimentos que se aplicam a como o trabalho do projeto é conduzido, podem ser fracionados com base nos grupos de processos.



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