top of page

Projetos vs Operações

As mudanças nas operações de negócios podem ser objeto de um projeto dedicado, especialmente se houver mudanças significativas nas operações do negócio resultantes da entrega de um novo produto ou serviço.


Projetos vs Operações
Projetos vs Operações

As operações contínuas estão fora do escopo de um projeto, entretanto, há pontos de intersecção onde as duas áreas se cruzam.


-Em cada fase de encerramento.

-No desenvolvimento de um novo produto, na atualização de um produto, ou na expansão da produção.

-Na melhoria das operações ou no processo de desenvolvimento do produto.

-Ou até no final do ciclo de vida do produto.


Em cada ponto, as entregas e o conhecimento são transferidos entre o projeto e as operações para implementação do trabalho entregue. Esta implementação ocorre através da transferência dos recursos do projeto para operações perto do término do projeto, ou através da transferência de recursos operacionais para o projeto no seu início. Bem conhecido no mundo de TI como handover ou passagem de bastão entre projetos e operações.


O gerenciamento de operações é uma área de gerenciamento preocupada com a produção contínua de mercadoria e/ou serviços. Seu objetivo é assegurar que as operações de negócios continuem de forma eficiente através do uso dos melhores recursos necessários e pelo atendimento às exigências dos clientes. Preocupa-se com o gerenciamento dos processos que transformam entradas (materiais, componentes, energia, mão de obra) em saídas (produtos, mercadorias, serviços).


As similaridades entre projeto e operação é que os dois são realizados por pessoas, limitados aos recursos disponíveis, planejados, executados e controlados, as diferenças são basicamente que projetos são temporários e únicos e operações são contínuas e repetitivas.


-As organizações realizam um trabalho para atingir um conjunto de objetivos.

-Este trabalho é categorizado como:

  • Trabalho de projeto.

  • Trabalho rotineiro ou de operações.

-Esses dois tipos de trabalho compartilham várias características:

  • Realizados por pessoas.

  • Limitados por restrições, incluindo as de recursos.

  • Planejados, executados, monitorados e controlados.

  • Feitos para alcançar objetivos organizacionais ou planos estratégicos.


Deixe seu comentário, contato e se assine nossos Cursos de Negócios Premium.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page