top of page

Escritório de Projetos (PMO)

Na definição do Guia PMBoK®, o Escritório de Projetos “é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao Gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio”.


Escritório de Projetos (PMO)
Escritório de Projetos (PMO)

O Escritório de Projetos proporciona uma visão geral e controle coordenado de projetos, programas e recursos, dando feedback para as equipes de projetos e orientando a execução dos projetos.


Gerentes de projeto são responsáveis por gerenciar os recursos e atingir os objetivos específicos de seus projetos, enquanto o escritório de projetos é responsável por gerenciar os objetivos de todos os projetos coletiva e coordenadamente, administrando os recursos disponíveis, de modo compartilhado, e as interdependências entre projetos da organização


Um PMO pode receber uma autoridade delegada para atuar como parte interessada integral e um importante deliberante durante o início de cada projeto, fazer recomendações ou encerrar projetos, ou ainda tomar outras medidas conforme a necessidade para manter os objetivos de negócios consistentes.

O PMO pode estar envolvido na seleção, no gerenciamento e na mobilização de recursos de projetos compartilhados ou dedicados.


A principal função de um PMO é dar suporte aos gerentes de projetos de diversas maneiras, que incluem mas não se limitam a:

  1. Gerenciamento de recursos compartilhados entre todos os projetos administrados pelo PMO;

  2. Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos;

  3. Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão;

  4. Monitoramento da conformidade com as políticas, procedimentos e modelos padrões de gerenciamento de projetos por meio de auditorias do projeto;

  5. Desenvolvimento e gerenciamento de políticas, procedimentos, formulários e outras documentações compartilhadas do projeto (ativos de processos organizacionais);

  6. Coordenação das comunicações entre projetos.


Deixe seu comentário, contato e se assine nossos Cursos de Negócios Premium.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page